- Home
- Blog da Diaspora!
- UK
- Inscrição no NMC
- Serviço de tradução
- Viver e trabalhar no Reino Unido>
- Testemunhos de colegas no Reino Unido>
- One day in / Um dia na vida de...>
- Ana - a Enfermagem em Oncologia como paixao
- A Marlene e o Flavio (com o Tiago) falam-nos da sua experiencia
- Ana - desde Abrantes para o hospital de St George. um dos mais conhecidos e multiculturais hospitais do Reino Unido
- Testemunho do Joao, desde Braganca ate Londres, com paragem por Madrid!
- Agency nurse, testemunho da Alexandra
- Testemunho do Antonio Maia
- Testemunho do Alexandre Gomes
- Testemunho da Sabrina
- Testemunho da Carina
- Testemunho da Sandra
- Testemunho da Filipa
- Porque nem tudo é um mar de rosas
- Nós por cá...>
- Fale-se de Liberdade, BI e Sunshine
- Stories from the day hospice
- hospices- uma realidade bem britanica, um exemplo a seguir
- Será o leão o rei da selva?
- Associações profissionais
- Aculturação, conformação ou eterna negação?
- Progressao na carreira
- Reality show londrino
- O Verao Londrino
- Part I
- Part II
- Nuno Pinto - Enfermeiro no Reino Unido ao Publico
- Destino no UK para amantes da Natureza
- Conselhos do BES>
- Portugal
- As Crónicas do Alex>
- O Erro do Excel ou a Fusão a Frio
- Crónica de Gestão: Termos financeiros
- Ainda o CV
- Crónica de Economia: Curiosidades da alta finança e a recessão
- Trip to Marocco
- Crónica de Gestão: Gestão da Motivação
- Crónica de Gestão: Chefia e Liderança
- Especialidades
- desTroikar por miúdos
- Onde pára o SNS?
- To Cv or not CV
- No UK sê Britânico
- NothEast London, Mike H. e a Saúde Mental
- A Extinção dos Funcionários Públicos
- O caminho para a Diáspora
- Cursos de Línguas
- For our English friends - a taste of Portugal
- As Crónicas do Alex>
- Outros Países
- Parceiros
- Make a Wish Foundation
- Contactos
Part 1 - A procura de emprego!

Então este foi o meu caminho…
O que eu fiz pode ser resumido em duas etapas distintas: registo no NMC e o processo de arranjar o dito emprego. No meu caso, tratei do registo no NMC primeiro, no entanto, as etapas não têm que se processar por aquela ordem pois se concorrerem por uma agência, eles ajudam-vos no registo, porém, tomem nota do seguinte, se vocês forem para o UK sem o registo no NMC, correm o risco de trabalharem e ganharem como Assistente Operacional (auxiliar) ou de nem sequer ter emprego lá.
No que respeita ao processo de arranjar emprego, há duas maneiras de o fazer - directamente pelo NHS ou por agência de recrutamento. Qual a diferença? A única diferença é que pelo NHS terão que se desenrascar vocês pois ninguém vos vai tomar conta da papelada, além de que todas as entrevistas, obviamente, são no UK. Enquanto, que nas agências de recrutamento, normalmente ajudam sempre com a papelada, servem como intermediários entre vocês e a entidade empregadora, além de a maioria das entrevistas serem em Portugal.
No que toca à procura de emprego no NHS, eles não aceitam CV em papel, há anos, agora é tudo online e para isso basta registarem-se gratuitamente no NHS Jobs para esse efeito. Normalmente em todos os anúncios colocam todos os termos, informação e sabese lá que mais. Outra coisa, é que raro é o hospital que não tenha site disponível, logo podem ir sempre fazer uma pesquisa antes de concorrer seja para o que for. Pelo NHS Jobs, não tenham receio, concorram e concorram, sendo através de lá que recebem as notificações de que são ou não chamados para entrevistas e os vossos dados estão protegidos.
Quanto às agências de recrutamento, é preciso ter mais cuidado pois nunca se sabe o que se tem à frente.No meu caso, concorri pelos dois processos. Concorri pelo NHS Jobs (ao qual cheguei a ir a uma entrevista) e posteriormente por agência, por mero acaso (soube que haveriam entrevistas perto da minha cidade e então aproveitei). Independentemente do processo que escolherem, convém terem com vocês pelo menos duas referências, que podem ser de professores da vossa universidade, enfermeiros, etc. que tiveram em contacto com vocês, obviamente. Basta pedirem-lhes uma carta de referência para uma entidade empregadora. Quando entrei para a etapa das entrevistas tratei de estudar algumas coisas que no UK é essencial saber. Pois além de vos fazerem perguntas desde o sistema nacional de saúde até à legislação de administração de medicação, que normalmente, fazem sempre um teste para ver se estão aptos para a entrevista. Em termos de comparação, achei mais fácil o teste da agência do que pelo NHS Jobs, não que este último seja um quebracabeças, até porque quase dá para responder apenas com bom senso. Portanto, tanto para o teste como para a entrevista, terão que ter conhecimentos relativamente: NHS (sistema nacional de saúde inglês; saber objectivos e problemas); Clinical Governance (filosofia do NHS); Care Quality Commission (nem todos perguntam mas não custa nada saber pelo menos o que é); Standards for Medicines Management (legislação para a medicação, desde o armazenamento até ao administrar, normalmente incluem no teste antes da entrevista); Drug Calculations (normalmente incluem no teste antes da entrevista); Carreira de Enfermagem no UK; Royal College of
Nursing (pelo menos saber o que é).
Part II